COVID-19
Criamos o módulo

Todos os PROTOCOLOS, em formato interativo, adaptados para a SUA INSTITUIÇÃO

  • Chafic Kallas

Protocolos Assistenciais e Empatia

O que empatia tem haver com protocolos assistenciais?


Tudo!! Um dos maiores objetivos de se escrever e implantar um protocolo em um serviço é reduzir a distância entre a literatura vigente e a prática clínica. De forma geral, quem escreve ou valida um protocolo é um especialista na área, e quem vai utilizá-lo é alguém com formação geral que não domina detalhes das especialidades e não consegue se manter atualizado em todas as áreas.

Empatia é a habilidade de sentir e entender como é estar no lugar de outra pessoa. Compreender suas necessidades e dores. Portanto, quando escrevemos um protocolo assistencial temos que nos colocar no lugar do profissional que irá praticá-lo.

No manejo do AVC agudo na urgência, por exemplo. Se tivéssemos um neurologista clínico na porta de todos pronto-atendimentos do país não precisaríamos implantar protocolos de atendimento do AVC agudo. O fato é que o primeiro médico que vai fazer esse contato é um clínico geral ou especialista em outra área. Se ele não tiver as ferramentas corretas pode perder uma indicação de trombólise ou até mesmo, por não priorizar ações, perder a janela disponível.

Pode ser óbvio para um Infectologista qual antibiótico escolher quando se tem uma sepse de foco pulmonar após 10 dias de internação, mas não para um R1 de Clínica Médica que está de plantão de andar às duas horas da manhã e tem que decidir isso em alguns minutos para garantir a meta do antibiótico em até uma hora do diagnóstico.

Quando escrevo um protocolo tenho que me colocar no lugar de quem vai consultá-lo e aplicá-lo. O que é óbvio pra mim pode não ser pra eles. Protocolo é o lugar de dizer o que é óbvio e garantir que pode ser colocado na prática.

Portanto, antes de escrever um protocolo pense em quem vai utilizá-lo, qual linguagem e em quais condições será visto. Assim, seu protocolo realmente vai cumprir o propósito de garantir uma prática clínica e assistencial com qualidade, atual e com segurança para o paciente.



77 visualizações
Brand Horizontal.png
  • Facebook Social Icon
  • LinkedIn ícone social

© 2019 por PalmMed