COVID-19
Criamos o módulo

Todos os PROTOCOLOS, em formato interativo, adaptados para a SUA INSTITUIÇÃO

  • Chafic Kallas

Protocolo Clínico: Qual o seu papel?

O conhecimento médico tem se tornado cada vez mais complexo, as decisões do dia a dia se tornam mais difíceis dentro dos hospitais. O médico tem que fazer o diagnóstico, escolher a medicação, pedir exames e tomar decisões rápidas em um ambiente muitas vezes conturbado. Além disso, sua decisão impacta diretamente na logística do hospital e do paciente.


Diante de toda essa problemática, os protocolos clínicos podem surgir como um grande aliado para equilibrar a balança entre: médicos, hospitais e pacientes.

Quando padronizamos o manejo e fluxo de doenças prevalentes ou com alta morbi-mortalidade através de protocolos clínicos, garantimos que o processo do diagnóstico seja mais preciso (através de escores e critérios diagnósticos) e o manejo ocorra de forma sustentável e com maior eficiência.


Um bom exemplo é a sepse, o que reduz mortalidade? - Antibiótico correto o mais rápido possível!! Tenho dois processos que têm que ser realizados depois do diagnóstico para que eu reduza a mortalidade:

  1. Antibiótico correto

  2. O mais rápido possível

Se o médico não analisar alguns fatores de risco antes da prescrição, pode escolher o antibiótico errado. Mas mesmo que ele acerte na escolha, quanto tempo até ele conseguir prescrever no sistema, a farmácia liberar, o enfermeiro preparar e administrar o antibiótico? Passou a primeira hora? E mesmo que tenha feito estes dois processos fundamentais e não consiga coletar hemocultura antes do antibiótico, a chance de um resultado negativo é maior. Provavelmente não consiga escalonar ou descalonar o antibiótico, isso pode impactar em um pior desfecho clínico ou no uso indiscriminado de antibióticos.


Quando o processo é sistematizado através de protocolos clínicos, reduz a chance do erro, melhora a qualidade do tratamento e a integração da equipe multidisciplinar, além de facilitar a logística de recursos dentro do hospital.


Portanto, os protocolos clínicos têm papel fundamental no equilíbrio da relação hospital - médico - paciente. Os médicos se beneficiam do tempo e segurança na tomada de decisão, o hospital com a racionalização de recursos e logística de processos e ao paciente melhora a qualidade e segurança do atendimento.


Vamos implantar protocolos!!



120 visualizações
Brand Horizontal.png
  • Facebook Social Icon
  • LinkedIn ícone social

© 2019 por PalmMed